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Escolhendo a Lancheira das Crianças – Blog da Mamãe
Escolhendo a Lancheira das Crianças

Escolhendo a Lancheira das Crianças

O que não pode faltar na lancheira do seu filho? Em primeiro lugar, é preciso levar em conta o período em que a criança estuda e a refeição que fez antes de ir à escola. “De uma maneira geral, ela deve levar um alimento de cada grupo alimentar, ou seja, uma fonte de proteína (iogurte, queijo, leite), uma fruta (tanto in natura quanto o suco sem açúcar) e um carboidrato (pães e cereais)”, sugere as nutricionistas, Elas ainda lembram  que é importante incentivar o consumo de oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas) em quantidades moderadas, pois contêm as chamadas gorduras boas, que evitam doenças cardiovasculares.

Escolha frutas da estação, fáceis de descascar, lembrando que a maioria delas perdem a vitamina e oxidam após serem cortadas. Os Sucos naturais devem ser feitos no horário mais próximo possível antes sair de casa e, assim como os lanches, devem ser acondicionados em lancheiras térmicas ou na geladeira da escola.

Veja algumas sugestões

Bebidas: sucos, podem ser os naturais, desde que colocados em garrafas térmicas, achocolatados e água de coco.

Frutas: banana, maçã e pêra.

Pães: pão de fôrma comum ou integral, pão sírio, bisnaguinha, pão de leite, torradas e bolos simples, feitos em casa.

Recheios: margarina, requeijão, queijos branco ou muçarela (tem menos gordura do que o queijo prato), geleia, peito de peru e presunto magro. Vale lembrar que os frios são muito perecíveis e devem ser consumidos após comprados e em até três dias.

Lanche sem restrições
1) 1 iogurte + 1 lanche de pão de fôrma com queijo branco e cenoura ralada +uva itália
2) 1 suco de maracujá (caixinha) + 1 fatia de bolo de cenoura +1 maçã

Lanche para a criança com alergia ao glúten
1 suco de morango (caixinha) +1 fatia de bolo de fubá +1 pêssego

Lanche para a criança com alergia ao leite
1 bebida à base de soja com sabor + 1 bisnaguinha com geleia de morango + 1 mexerica

Lanche para a criança com diabetes
Suco de fruta natural sem adoçar + 1 pão integral com requeijão light +4 morangos

Dicas de conservação
Para garantir que a merenda do seu filho fique bem conservada até a hora do recreio, use lancheiras e garrafas térmicas e coloque alguns gelinhos reutilizáveis junto ao lanche. Se possível, deixe a lancheira vazia na geladeira durante a noite. Ela vai absorver a temperatura e manter o gelo e a qualidade dos alimentos por mais tempo. O mesmo vale para a garrafa. Limpe a lancheira diariamente com um pano com água e álcool e lave-a com detergente uma vez por semana.

Na hora de escolher os alimentos, lembre-se que os derivados do leite – como iogurtes, queijos e requeijão – são mais sensíveis às mudanças de temperatura e perdem a qualidade facilmente. Com os cuidados adequados, esses alimentos mantêm as características por duas horas. O mesmo tempo vale para os embutidos, como peito de peru e presunto. As melhores frutas são maçã, pêra, banana, pêssego, goiaba, uva e nectarina. As que precisam ser descascadas, como mexerica e manga, perdem um pouco de nutrientes. Antes de embalar, higienize bem a fruta. Aquelas que a criança consome a casca têm de ser lavadas em água corrente e depois colocadas em uma solução clorada (o produto é vendido em supermercados, veja no rótulo da embalagem como proceder). Se a casca for descartada, só lave e seque. Pães, biscoitos, cookies e barrinhas não estragam, assim como queijos processados.


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