Papinha- Como preparar uma papinha para seu bebê

Papinha- Como preparar uma papinha para seu bebê

A partir dos seis meses, o aleitamento materno não atende totalmente as necessidades nutricionais do bebê e as papinhas são indicadas para complementarem a alimentação. E aí começam as dúvidas do que pode ser dado e de como fazer o filho gostar dos novos alimentos.

Para a papinha ser completa, ou seja, possuir todos os nutrientes que se fazem necessários nessa fase da criança, é importante que ela tenha pelo menos um ingrediente de cada um dos grupos abaixo:

  • Proteína: carne (sem gordura), peito de frango (sem pele), peru, peixe ou ovo. Sendo que estes dois últimos só devem ser introduzidos com a autorização do pediatra, normalmente após 6 ou 12 meses de vida.
  • Hortaliça ou legume: acelga, alface, folha de beterraba, espinafre, vagem, cenoura, beterraba, brócolis, couve, repolho, aspargo, couve-flor, chuchu, couve de Bruxelas, abobrinha (desse grupo você pode escolher até três ingredientes).
  • Tubérculo ou cereal: batata, mandioquinha, inhame, mandioca, cará, abóbora, arroz, semolina, aveia, cevada, centeio, milho, entre outros.
  • Leguminosas (proteína vegetal): ervilha, feijão, soja, grão-de-bico, lentilha, etc.,

Sugestão:

  • Não coloque muitos ingredientes na mesma papinha para que todas elas não fiquem com o mesmo gosto.

Vamos agora passar para você uma receita que é ideal para ser a primeira papinha do seu baby:

Ingredientes
– meia cenoura média
– duas folhas de alface
– um pedaço pequeno de cebola
– um pouco de salsa bem picadinha
– uma pitada de sal ou nada de sal (quanto menos sal você colocar na comida melhor e seu bebê se acostumará com a comida menos salgada)
– uma colher rasa das de café de óleo de milho ou girassol

Modo de fazer
Lave bem a cenoura e as folhas de alface. Coloque um pouco de água filtrada para ferver – o suficiente para cozinhar os ingredientes. Depois que a água entrar em ebulição, coloque a cenoura com casca, o alface, a cebola, o sal se desejar e o óleo. Cozinhe em panela de pressão ou em panela comum com tampa. Deixe cozinhar até que a cenoura fique macia. Tire a casca da cenoura e amasse com um garfo, juntamente com a cebola e as folhas de alface. Acrescente a salsinha.

Atenção!
Fica a critério do seu pediatra a consistência da papinha que deve ser oferecida ao bebê bem como o seu processamento final. Ou seja, se os alimentos serão passados em peneira, amassadinhos ou em grãos.

 

Participe com a sua Opinião