CRIANÇAS E PETS: QUAL A HORA CERTA?

CRIANÇAS E PETS: QUAL A HORA CERTA?

Cachorrinhos e gatos são ótimos companheiros para as crianças! No entanto, comprar ou adotar um bichinho de estimação não é uma decisão simples. Não podemos esquecer que o tempo de vida desses animais varia entre 13 e 18 anos. Ou seja, é uma grande responsabilidade e é necessário saber se o bichinho escolhido irá se adaptar ao estilo de vida da família.

Por isso, separamos algumas dicas importantes na hora da escolha do novo integrante da família.

CACHORRO OU GATO?
Antes de mais nada, é preciso checar se algum membro da família tem alergia a cachorros ou gatos. Não são poucas as pesquisas que provam que se os pequenos entram em contato com bichinhos desde jovens, o organismo tolerará reações alérgicas muito melhor. No entanto, se a criança é comprovadamente alérgica, o melhor é manter-se longe.

Gatos são ideais para famílias com um estilo de vida mais agitado, que nunca param em casa. Por ser mais independente, o felino ficará bem sozinho. Já os cachorros são bem ativos e precisam de muita atenção, portanto ter disponibilidade para brincar e passear com o dog é muito importante.

E A RAÇA?
Existem raças que são mais adequadas para determinados ambientes, como apartamentos ou fazendas, por exemplo, então leve isso em consideração quando for escolher o novo amigo. A raça também ajuda a definir o temperamento do animalzinho, se será mais tranquilo, brincalhão, paciente. E para quem tem criança em casa, isso é fundamental na hora da escolha.

Dica: em vez que levar um filhote para casa, que tal um animal jovem adulto, entre 1 e 5 anos? Nessa idade, eles já estão mais calmos. Além disso, é uma ótima oportunidade para adotar um animal de estimação, em vez de comprar.

QUEM VAI CUIDAR?
A maior parte da responsabilidade cairá sobre os pais, que deverão comprar ração, vacinas e levar às consultas no veterinário, entre outras tarefas. Mas, no caso das crianças um pouco maiores, com 7 ou 8 anos, já dá para delegar algumas tarefas, como colocar ração, trocar a água do pet, brincar e passear.

Equipe Kidy

Participe com a sua Opinião