Lendo com os seus Filhos

Lendo com os seus Filhos

5 dicas para aproveitar aquele momento de leitura com os seus pequenos.

Quando lemos, criamos um mundo totalmente nosso. A Imaginação cria formas, cores, lugares, e até vida aos personagens, tudo vira encanto. Cada vez está mais difícil manter o hábito da leitura com as crianças, por isso, preparamos algumas dicas.

1.    Participe do Mundo Encantado deles.

Entregue-se ao que conta às crianças. Acredite nas palavras que fala! Acredite naquilo que lê! Criança se envolve na mesma medida do envolvimento do adulto! Gesticule, faça vozes e sons que chamem a atenção. Seja o personagem, o lugar, a língua que esse personagem fala!

2.   Crie todo Ambiente

Como será o ambiente? Não dá para ser um ambiente cheio de interferências, né? Para lermos um livro, precisamos de tranquilidade. E de um climinha! Pode ser à meia luz. Pode ser à luz de velas. Pode ser na varanda! Pode ser na cama, abraçados! Curtição! Esse é o melhor ambiente!

3.    Escolha o livro com com os seus pequenos.

Sabe que história pensei em contar? Essa frase diz tudo sobre o amor entre pai, mãe e criança. Porque, quando pensamos em oferecer algo aos nossos filhos e filhas, doamo-nos inteiramente! E as crianças sentem isso! Então, quer dizer que você pensou em dar isso para mim? Pensou em mim enquanto escolhia essa história? Procure sempre livros que não cheguem nem perto de preconceitos étnicos, de gênero, de religião… Isso não faz bem para a formação da alma de ninguém!

4.    Escolha horários diferentes.

Qual é o melhor horário para se ler? Qualquer horário! O ritual da história, por si só, já é um momento de afeto e comunhão de interesses. Então, se vai ser antes de dormir, se será logo de manhã ou quando se chega da escola, não importa. Importa que estejam inteiros e inteiras durante! Sim, converse com as crianças sobre esse empenho em contar histórias! Às vezes, vocês podem estar cansados e não ter muita vontade de contar. A criança tem de entender que é uma intensa demonstração de afeto!

5.    Retome no dia seguinte

Sim, porque as histórias, as boas, não acabam quando chega o FIM. A boa história fica na cabeça, vira memória! Converse no dia seguinte. Relembre, narre novamente. Fazer memória com as crianças é criar vínculos afetivos duradouros!

E ótima leitura !!!

Beijos

Mamãe 

Participe com a sua Opinião