DECORANDO COM O MÉTODO MONTESSORI

DECORANDO COM O MÉTODO MONTESSORI

A dica de decoração do Blog da Mamãe de hoje são ideias para os quartos das crianças, mas com algumas propostas um poucochinho diferente do que vemos por ai.

Já ouviu falar do Método Montessori? Para quem não conhece o Método Montessori foi desenvolvido por volta de 1907, por Maria Montessori. Maria Montessori era educadora e seu método propunha a criação de um ambiente de aprendizado mais criativo para o desenvolvimento da criança, onde o ambiente deveria ser pensado na criança e não nos adultos.

Em outras palavras, a proposta é deixar que a criança descubra o mundo ao seu redor por conta própria, que ela tenha o máximo de autonomia em seu dia-a-dia e possa se desenvolver o mais independentemente possível.

Vamos as dicas para montar o quarto montessoriano?

1) O berço pode ser substituído por um colchão no chão ou por uma cama bem baixa, para que ela possa sair e voltar quando quiser.

blog-da-mamae-kidy-decoracao-quarto-metodo-montessori-camas

2) Os brinquedos devem ficar sempre ao alcance da criança, em uma altura que ela consiga pegar com facilidade.

blog-da-mamae-kidy-decoracao-quarto-metodo-montessori-brinquedos

3) Espelho, bem fixo na parede, baixo, para que a criança possa se ver.

blog-da-mamae-kidy-decoracao-quarto-metodo-montessori-espelhos

4) Barras na parede, para que a criança possa começar a andar e se locomover sozinha sem ajuda dos pais.

blog-da-mamae-kidy-decoracao-quarto-metodo-montessori-barras

5) Deixar algumas peças de roupas ao alcance da criança, para estimular que ela troque de roupa sozinha e escolha o que vestir.

blog-da-mamae-kidy-decoracao-quarto-metodo-montessori-roupas

E claro, em um ambiente com tanta acessibilidade para os pequenos, não podemos esquecer de cuidar da segurança deles. Então evite móveis ou outros elementos com quinas, não use quadros com vidros, esconda e proteja as tomadas. Essas são algumas precauções que podemos tomar.

Gostaram das dicas mamães? Contem para nós o que acharam, deixando seu comentário e para quem quiser saber mais um pouquinho sobre o assunto, dá uma olha nessa reportagem do Jornal Hoje, da TV Globo.

 

 

Equipe Kidy

Participe com a sua Opinião