Como dar banho em um recém-nascido

Como dar banho em um recém-nascido

Uma das maiores dificuldades que os pais enfrentam nos primeiros dias de vida do bebê é o banho. São milhares de dúvidas: que produtos usar, como preparar a água, como cuidar do umbigo que ainda não caiu, como evitar que entre água e sabão nos olhos do bebê, e outras mais.

A verdade é que, com o tempo, o bebê e os pais vão juntos criando confiança até que a hora do banho vira um dos momentos mais gostosos do dia.

E pensando nisso preparamos várias dicas pra te ajudar no banho com seu bebê, confira!

– Observe o horário: mesmo que o clima da sua cidade seja quente, bebês costumam sentir mais frio que nós, portanto, não deixe para dar um banho quando já estiver à noite. Melhor dar um banho no fim da tarde, para ajudar o bebê a relaxar e preparar para o sono da noite.

– Escolha o local ideal: aquele que não tenha corrente de ar e nem seja muito frio, muitas mães optam por dar banho no próprio quarto do bebê.

– Deixe tudo à mão: separe tudo que vai precisar para antes, durante e depois do banho do bebê: toalha, toalha fralda, shampoo, sabonete, algodão, cotonete, álcool (caso precise fazer a limpeza do coto umbilical), fralda, roupinha; e tudo separado em local acessível facilita muito a rapidez do processo.
O ideal é que o banho do bebê seja breve, até porque alguns costumam ficar irritados, o que deixa algumas mães e pais afoitos.

– Deixe a banheira preparada: encha a banheira com água morna (pode usar o próprio cotovelo ou pulso, para checar se a água está em uma boa temperatura). Se você anda com medo de queimar o bebê ou deixá-lo passar frio, pode fazer uso de termômetros para banheira, que costumam dar por ideal uma temperatura entre 36º e 37º c.
A quantidade ideal de água deve ser o suficiente para cobrir o corpo do bebê quando deitado (mais ou menos 8 dedos de altura).

– O banho começa ainda no trocador: limpe bem o rostinho do bebê com um algodão úmido, depois, tire a roupinha, limpe bem o bumbum, como quem vai trocar uma fralda, embrulhe bem o bebê em uma toalha fralda e lave a cabecinha na banheira, sem mergulhar o bebê, proteja o ouvido e olhos do pequeno e atente para que não entre água. Depois seque bem o cabelo, desembrulhe o bebê e então coloque-o no banho.
– O banho na banheira: o ideal é começar com ele de barriga para cima, alguns bebês choram nesse momento, mas não fique afoita nem se desespere, lave bem o bebê com sabonete apropriado (o ideal é usar sabonete líquido, visto que sabonetes em barra têm maior risco de contaminação).

Saindo do banho

– Hora de enxugar: por ser mais macia, a toalha fralda é ótima para enxugar o bebezinho, atente para as dobrinhas e partes como pescoço, axilas, no meio dos dedinhos e, principalmente, bumbum e área genital, deixe tudo bem sequinho, para evitar assaduras (você pode ou não fazer uso de creme contra assaduras no bumbum, mas isso fica ao seu critério).
Faça a limpeza do coto umbilical: enxugue bem, umedeça um cotonete com álcool a 70% e limpe bem a base do umbigo e não se preocupe, pois o bebê não tem terminações nervosas nesta região e não dói nem arde e mesmo após o coto cair, é necessário que seja feita a limpeza do umbigo, pois este ainda está em processo de cicatrização.

Hora de se colocar a roupinha:

Se estiver muito frio, você pode colocar a fralda de forma rápida, enquanto deixa o corpo coberto com a toalha (quando pequenos, os bebês evacuam ou urinam sem muito controle, então colocar a fralda evita que eles se sujem outra vez). Então, ainda coberto, coloque a meia e só depois vista a roupa.

Participe com a sua Opinião