SE SUJAR, MELHORA NA IMUNIDADE DAS CRIANÇAS

SE SUJAR, MELHORA NA IMUNIDADE DAS CRIANÇAS

Pelo menos é o dizem os especialistas.

Chupeta que cai no chão e volta direto para a boca. Cachorro que lambe o rosto dos bebês engatinhando. Criança com a mão suja de terra chupando o dedo. Todas essas cenas são comuns da infância. Ainda assim, são preocupações recorrentes dos pais.

O que mais queremos é proteger os pequenos dos perigos do dia a dia, evitar que eles fiquem doentes, mas às vezes deixá-los livres e “desprotegidos” pode ser a melhor opção.

Pesquisadores defendem que, principalmente nos primeiros anos de vida da criança, é importante deixar as crianças expostos a certas “sujeiras” para criar respostas imunológicas e desenvolver resistência.

blog-da-mamae-kidy-dicas-imunidade-criancas-sujas

No livro “Let Them Eat Dirt” (em tradução livre, “Deixe as crianças comerem terra”), Brett Finlay, microbiologista da Universidade de British Columbia, no Canadá, defenda a importância dos micróbios na primeira infância.

Apesar de parecer um exagero à primeira vista, o título se refere à importância de deixar as crianças livres para brincar, se sujar, descobrir a natureza, os animais, sem preocupações excessivas com limpeza.

Para quem quiser saber mais sobre o assunto, dá uma olhada nessa reportagem do site Catraquinha e, claro, não deixe de perguntar para o pediatra do pequenos a respeito disso.

Então, vamos deixar as crianças se sujar mais?

Equipe Kidy

Participe com a sua Opinião