Benefícios do quebra cabeça

Benefícios do quebra cabeça

O quebra cabeça é um jogo excelente para desenvolver as habilidades motoras, visuais, sociais e cognitivas das crianças, confira os benefícios da brincadeira e inclua na rotina dos pequenos.

78778884

No processo de formação educacional e cognitiva de uma criança, percebe-se a importância dos quebra-cabeças no desenvolvimento físico, neurológico, psicomotor, capacidade de concentração, noção espacial, percepção visual e aumento de conhecimento sobre diversos assuntos.

Movimentos com os olhos e com as mãos executados ao brincar com quebra-cabeças, poderão facilitar e preparar melhor as crianças para o hábito da leitura.

O quebra-cabeça também funciona como instrumento de união entre pais e filhos. Montando e resolvendo estes desafios juntos, eles passam mais tempo convivendo e se conhecendo, desempenhando uma atividade como uma equipe, melhorando a intimidade e a relação interpessoal dos familiares. É imprescindível que pais e filhos tenham tempo e o hábito de se divertirem juntos para poderem dialogar mais abertamente sobre as questões que surgem no dia-a-dia. É uma maneira sagaz e econômica de realizarem atividade em conjunto.

Benefícios do quebra cabeça

– Desenvolvimento das Habilidades Cognitivas: quebra-cabeças melhoram a capacidade de uma criança em resolver problemas, aumentam o raciocínio e elevam suas habilidades. Este hábito os auxilia a enxergar diferentes pontos de vista sobre determinado assunto ou relação, melhora sua percepção visual, espacial e sua sensibilidade. Dependendo do tema escolhido no quebra-cabeça, pode ensina-los de maneira contundente números, letras, cores, animais, etc;

– Desenvolvimento das Habilidades Motoras Refinadas: quebra-cabeças são divertidas maneiras de se melhorar as habilidades motoras mais delicadas, que exijam mais firmeza nas mãos.

– Desenvolvimento de Coordenação Motora e Visual: enquanto a criança tenta encaixar uma peça no quebra-cabeça, ela está manipulando este pedaço do brinquedo para ver onde ele se encaixa. A ação conjunta de sua mão com o olho, ambos trabalhando de maneira coordenada, são extremamente benéficas e altamente reforçadas através deste processo de tentativa, erro e acerto.

– Desenvolvimento de Habilidades Sociais: quebra-cabeças podem ser montados sem a presença de outra pessoa. Entretanto, são um ótimo instrumento de socialização e cooperação com o próximo na hora de brincar. A criança pode abrir o diálogo com outra pessoa que esteja próxima ao pedir, por exemplo, para que uma peça seja passada a ele ou perguntar sobre uma peça que não esteja se encaixando no lugar alvo da tentativa. Estas ações induzem ao trabalho em equipe e faz com que a crianças saiba lidar com situações frustantes, caso a peça não se encaixe.

Participe com a sua Opinião