BRINCADEIRAS DENTRO DE CASA

BRINCADEIRAS DENTRO DE CASA

O fim de semana está chegando e como de costume, o Blog da Mamãe irá dar dicas de como curtir os dias de descanso com a criançada.

Como ultimamente anda fazendo muito calor, brincar fora de casa não é uma boa ideia, afinal, as crianças podem sofrer insolação e ficar desidratadas. Por isso, a dica de hoje será de brincadeiras divertidas para mamães e papais se divertirem com os pequenos sem sair de casa.

RABO-DE-BURRO
Um desenho de burrinho é colado na parede. O rabo, feito de feltro (ou de papel) e com um pedaço de fita adesiva dupla face na ponta, fica separado. Com os olhos vendados, cada criança vai ter de acertar o lugar do rabo. Vence quem pregá-lo mais próximo.

PESCARIA
Tradição em festas juninas, essa brincadeira pode ser feita em casa – em qualquer momento. Primeiro, faça os peixinhos: recorte uma cartolina do formato dele e, onde seria a boca do animal, cole um clipe de metal com fita adesiva. Você também pode encapá-los com papel adesivo. Enterre os peixinhos em uma bacia ou piscina de areia. Para fazer a vara, amarre um barbante ou fio de náilon grosso em um galho ou graveto. Na outra ponta, amarre um clipe de metal aberto, com o formato de um anzol. Os peixes devem estar numerados de 1 a 4 (valor da prenda).

BAMBOLÊ
Vale girá-lo na cintura, no braço, na perna ou apenas no chão, como uma roda. Todas as formas vão auxiliar no desenvolvimento do equilíbrio e da coordenação motora. Se tiver mais de uma criança, vale marcar o tempo e ver qual consegue ficar mais com o bambolê em movimento no corpo, sem cair no chão.

DANÇA DAS CADEIRAS
Separe uma cadeira a menos do que o número de crianças. Faça uma roda com os assentos virados para fora. Coloque uma música e peça para elas dançarem ao redor das cadeiras. Quando a música parar, elas devem se sentar. Quem não conseguir um lugar sai do jogo e leva uma cadeira consigo. Assim continua até que sobre apenas um participante: o vencedor. Para a brincadeira ficar ainda mais divertida, alterne o ritmo da música, entre rápida e lenta.

DETETIVE
Separe um papel para cada jogador e escreva: “detetive”, “assassino” e, nos restantes, “vítima”. Dobre e misture. Cada criança pega um. Forma-se uma roda. Todos ficam se entreolhando. O assassino mata a vítima piscando para ela. Assim, quando o jogador recebe a piscadela tem que dizer: “Morri”. O papel do detetive é flagrar o assassino bem na hora em que ele pisca. Quando descobre, ele grita: “Está preso!”. O jogo acaba quando o assassino é revelado e aí é só recomeçar.

Gostaram mamães? Agora é só chamar toda a família para brincar muito! As dicas também servem para os dias de chuva, ou seja, diversão não vai faltar!

Ótimo fim de semana.

Equipe Kidy

Participe com a sua Opinião