BRINCADEIRAS PARA O FIM DE SEMANA

BRINCADEIRAS PARA O FIM DE SEMANA

O final de semana chegou e com ele a dúvida, o que fazer com as crianças em casa?

Não se preocupe, o Blog da Mamãe separou várias brincadeiras super fáceis, criativas e divertidas para fazer em casa e, que ajudarão as crianças no seu desenvolvimento.

O primeiro passo é chamar os amigos da rua, da escola, primos, irmãos. Se você papai e mamãe entrar na brincadeira, melhor ainda.

Quanto mais os pais se envolvem no processo, melhor para as crianças! A presença de um adulto na brincadeira não serve para limitar, impor regras ou direcionar a brincadeira. Os pais têm a função de apontar caminhos e estimular o desenvolvimento. Por exemplo, se o seu filho picotar papéis para dar comida aos bichinhos de pelúcia, você pode perguntar a ele se todos os bichinhos comem a mesma coisa. Dessa forma, você apresenta um problema, que fará a criança pensar e encontrar uma solução. Tudo de forma simples e direta”.

(Trecho retirado da pag. 48 – Revista Pais&Filhos – Julho 2016)

De 0 a 3 anos

As crianças são muito curiosas nessa faixa etária, por isso você pode montar brincadeiras que possuem objetos que estimulem o toque, coordenação motora e a audição. Olha que incrível essa caixa de papelão que virou um jogo de formas geométricas! Muito prático e simples de fazer. Que tal fazer música e brincar com o xilofone? Para as meninas, dá para fazer uma incrível casinha de papelão para brincar de boneca.

blog-da-mamae-dica-brincadeiras-para-criancas-0-a-3-anos

De 3 a 5 anos

Depois de desenvolverem  suas habilidades e sentirem confiança em seus movimentos, os pequenos precisam de  novos desafios e para isso  as brincadeiras devem ser estimulantes. Transforme garrafas pets em um jogo muito legal de argolas. Com fitas desenhe um labirinto, o desafio é encontrar o caminho da saída, mas sem deixar a bola para trás ou ainda, faça um labirinto com linhas e desafie as crianças sairem dele.

blog-da-mamae-dica-brincadeiras-para-criancas-3-a-5-anos

De 5 a 9 anos

Os grandinhos, já muito espertos, precisam de atividades mais elaboradas. Que tal aproveitar ainda o clima das Olimpíadas para montar um circuito de brincadeiras? Na referência foi usado espaguete de piscina, mas você pode ir além e ser muito criativo usando cordas, bambolês, fitas, garrafas pets, enfim, use o que tiver em casa.

blog-da-mamae-dica-brincadeiras-para-criancas-5-a-9-anos

Tem mais referências de brincadeiras em nosso Pinterest, acesse pinterest.com/kidyonline.

Divirtam-se e até segunda-feira!

 

Equipe Kidy

Participe com a sua Opinião