Temporada de Férias – Caldas Novas e Rio Quente

Temporada de Férias – Caldas Novas e Rio Quente

Para quem gosta de água, Caldas Novas e Rio Quente são os destinos ideais

caldas novas

Não importa se a procura é por tranquilidade ou aventura, se é criança ou já está na terceira idade, para se divertir em Rio Quente e Caldas Novas só há um pré-requisito: gostar de água. Ela é a maior atração da região e não é à-toa, já que nasce com a agradável temperatura de 37,5°, além de ter propriedades terapêuticas e medicinais.

O médico dr. Ciro Palmerston percebeu o potencial daquelas águas e fundou em 1964 a Pousada do Rio Quente. Hoje o complexo conhecido como Rio Quente Resorts conta com seis hotéis, que juntos somam 1119 quartos, dois parques aquáticos (o Parque das Fontes e o Hot Park), seis toboáguas, 19 piscinas, e a Praia do Cerrado (com direito a areias e ondas de até 1,20 m). É o maior e mais visitado da região, com mais de um milhão de hóspedes por ano.

A 27km dali, Caldas Novas também bebe da mesma fonte. É difícil encontrar na cidade hotéis que não tenha sua própria piscina, escorregador e toboágua abastecidos pelas cálidas nascentes.

Juntas as duas cidades formam a maior estância hidrotermal do mundo, isso graças à proximidade do curso dos lençóis freáticos com as camadas internas da terra, que aquece e pressuriza a água. São aproximadamente 6.228.000 litros por hora, ou quase 150 milhões de litros de água quente por dia.

Com tanta água, a fome é questão de tempo. Não faltam opções para encher a barriga, seja ficando em um dos bares molhados na beira da piscina, ou nos restaurantes dos hotéis ou da bem estruturada cidade de Caldas Novas.

A vida fora d’água também envolve um passeio no Parque Estadual da Serra de Caldas Novas, criado em 1970 para proteger os valiosos mananciais que abriga. Pertinho do centro da cidade, abriga tucanos, pica-paus, o urubu-rei, siriemas, tatus e até o lobo-guará. Do mirante, na parte mais alta, há uma bela vista da cidade e seus parques termais, pra quem já ficou com saudade da água, trilhas sinalizadas levam a duas cachoeiras, mas dessa vez geladas.

Como não poderia deixar de ser, a água é o principal passatempo de quem visita as cidades de Rio Quente e Caldas Novas. Não faltam opções, seja na água quente dos parques aquáticos da região, na Praia do Cerrado, as piscinas naturais do Parque das Fontes, ou o famoso poço do Cozinha Ovos, com temperatura de 58°C na fonte.

Além de proporcionar diversão, tem propriedades medicinais e terapêuticas. Em imersão, há relaxamento dos ossos, juntas e nervos, diminuindo tensões e estresse. A água ingerida na fonte tem compostos minerais que agem sobre o aparelho digestivo, sendo indicada em tratamentos reumáticos, alérgicos, afecções de pele, artrites, nefrites e nevralgias.

Se cansou da água quente, no Lago Corumbá tem diversas modalidades de esportes radicais. Opções menos molhadas são o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas (Pescan), com trilhas que levam para dentro da rica fauna e flora do cerrado, e pontos históricos da cidade de Caldas Novas, como a igreja Matriz e um Casarão de 1908 feito de adobe.

Não é difícil se locomover na estância termal de Rio Quente e Caldas Novas, afinal os pacotes para o resort e hotéis da região geralmente incluem transporte e traslado. Estando lá, para a maioria dos turistas a locomoção se limita de ir do quarto para a piscina, e da piscina para o restaurante, com transporte partindo para os parques aquáticos de Rio Quente das principais pousadas e hotéis.

Para quem preferir, linhas regulares de ônibus levam aos principais bairros de Caldas Novas e Rio Quente. Táxi também é opção.

alem-das-famosas-aguas-termais-a-cidade-oferece-belissimas-paisagens-naturais-no-parque-estadual-da-serra-de-caldas-novas-pescan-1374613066553_615x300

caldas II

Como chegar

De carro
Por Brasília (298 km) – Siga pela BR-060 e entre à esquerda na GO-139. No encontro com a GO-213, esquerda novamente e siga até Caldas.

Por Goiânia (172 km) – Siga pela GO-020. Após passar por Bela Vista de Goiás, preste atenção na sinalização e dobre à esquerda na GO- 139. No encontro com a GO-213, esquerda novamente e siga até Caldas.

Avião
Os aeroportos comerciais mais próximos ficam em Goiania (172 km) e Brasília (298 km). Algumas agências de viagem vendem voos fretados diretamente para o aeroporto particular de Caldas Novas.

Aeroporto Nélson Guimarães – Caldas Novas
Av. Castelo Novo, s/nº – Caldas Novas
Tel: (64) 3454-5820

Para quem chega por Brasília ou Goiânia
Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek
Área especial do Lago Sul, Aeroporto Internacional de Brasília, s/nº
Tel: (61) 3364-9000
www.infraero.gov.br

Aeroporto Santa Genoveva – Goiânia
Praça Capitão Frazão, 913, Setor Santa Genoveva
Tel: (62) 3265-1500
www.infraero.gov.br

Qual a melhor época para ir?

Qualquer época do ano é boa. O maior polo hoteleiro de Goiás tem 23ºC de temperatura média anual, com duas estações bem marcadas: uma chuvosa com temperaturas mais elevadas (de outubro até meados de abril) e outra seca, com temperaturas mais amenas (de maio a setembro). Para aproveitar, não tem hora. Alguns hotéis deixam as piscinas abertas a noite inteira, com direito ao céu estrelado do Centro-Oeste.

Informações úteis

Sites oficiais:
Prefeitura de Caldas Novas: www.caldasnovas.go.gov.br/portal
Prefeitura de Rio Quente: www.rioquente.go.gov.br

DDD:  0 XX 64 + número

Informações turísticas: Praça Mestre Orlando – s/n – Centro
Tel: 3454-3524

O que não pode faltar na minha bagagem? 
Repelente e protetor solar ajudam a evitar grandes transtornos.

 

Participe com a sua Opinião